PRAIAS DE ARRAIAL DO CABO

Praia dos Anjos

É desta praia que partem os inesquecíveis passeios de barco pela costa de Arraial do Cabo. Tradicional centro de pesca, a praia dos Anjos tem águas tranquilas e dezenas de barcos, de passeio e de pesca, que ancoram no mar e na Marina dos Pescadores.

Apesar do número de embarcações e da presença do Porto, que movimenta a carga e descarga de grãos e insumos, é uma das praias favoritas pra quem busca águas calmas de temperaturas agradáveis.

A orla da praia possui quiosques que funcionam durante o dia com refeições e petiscos. Durante a alta temporada alguns quiosques promovem shows acústicos com artistas locais para animar o fim de tarde.

Também é nesta praia que o Sol nasce oferecendo a cada dia um novo espetáculo da natureza!

Praia do Forno

Localizada em uma enseada, a Praia do forno encanta turistas e moradores com suas águas perfeitas cercadas por Mata Atlântica. O acesso pode ser feito por trilha ou barco-taxi. A trilha parte da Praia dos Anjos e tem grau de dificuldade leve, com cerca de 15 minutos de subida e descida para atravessar o morro. Quem escolhe essa opção não se arrepende e tem como recompensa uma vista incrível ao alcançar o topo da trilha! Os barcos-taxi saem da Marina dos Pescadores desde bem cedo e passam o dia fazendo o trecho de mar entre a Praia dos Anjos e a Praia do Forno. Na praia há uma boa estrutura de quiosques e um restaurante flutuante que fica a poucos metros da margem da praia e serve frutos do mar fresquíssimos, muitos deles cultivados pelo próprio restaurante. O local ainda é ponto de encontro de tartarugas e dificilmente não se vê uma por lá! É possível chegar ao restaurante flutuante com um barco-taxi ou de caiaque alugado na praia. Outra ótima pedida é alugar máscara de snorkel para um mergulho livre fantástico pelas encostas da enseada!

Praia Grande

Com cerca de 35km de extensão com areias branquíssimas e águas cristalinas, a Praia Grande é uma das praias de maior agito entre os jovens no verão.

Por ser uma praia de mar aberto, sofre influência de correntes e intempéries marítimas, por esse motivo, a temperatura de suas águas e gelada durante quase todo o ano e algumas vezes apresenta ondas perfeitas para o surf.

Sua orla dispõe de uma ótima oferta de quiosques com Happy hour no fim de tarde da alta temporada. Depois de assistir o sol se pôr no mar – um espetáculo realmente deslumbrante! – é possível encontrar aquela lembrancinha especial ou o biquine perfeito, passeando pelas redondezas.

Praia do Pontal

Muita sombra natural e tranquilidade! A Praia do Pontal, além de intercalar dias de águas calmas e dias de ondas perfeitas para o surf, recebe, também, amantes da pescaria que aproveitam um píer artesanal pra jogar suas linhas e fisgar alguns peixes. A praia fica distante do centro e não possui estrutura de quiosques. Seu acesso pode ser feito de carro, porém, é necessário estacionar a alguns metros da praia. Se estiver sem carro, é possível tomar um ônibus de linha que o deixará na rodovia, de onde se deve caminhar uns 20 minutos para chegar até a praia. Qualquer que seja sua escolha, será um dia incrível a beira mar!

Prainha e Praia da Graçainha

Com mar azul turquesa e águas calmas e quentes, é perfeita pra levar as crianças. Frequentada por famílias inteiras, a Prainha tem atrativos como o passeio de banana boat, aluguel de caiaques e cantos perfeitos para a pratica de mergulho livre com snorkel.

Uma trilha leve de 10 minutos, que se inicia no canto direito da praia, dá acesso a pequena Graçainha, importante ponto de pesca artesanal com estreita faixa de areia e muita tranquilidade.

Praia Brava

Praia de oceano, localizada no Pontal do Atalaia, só apresenta faixa de areia em dias de maré baixa. Em tempo de maré alta e ondas fortes, o mar fica agitado e não é recomendado para banho, torna-se o recanto mais procurado por surfistas devido as perfeitas ondas tubulares.

O acesso pode ser feito por carro até o alto do Pontal do Atalaia e em seguida por trilha até a praia.

 

Prainhas do Pontal

As Prainhas são na verdade duas praias separadas por uma rocha. Sua natureza deslumbrante é cenário para diversos filmes, novelas e comerciais de circulação nacional, atraídos por uma das águas mais claras e de maior visibilidade da Região dos Lagos.

Durante a baixa temporada as Prainhas ficam quase desertas, mas durante períodos de feriados, férias e verão o fluxo de visitantes é tão intenso que levou a prefeitura municipal a limitar o número de acesso de veículos para 250 carros/dia.

O acesso pode ser feito por Barco – durante um passeio ou com barco-taxi, por carro particular, táxi e serviços de transporte em jardineiras e vans.

Caso escolha utilizar um carro particular, é bom chegar bem cedo! Pois o limite de 250 carros costuma ser alcançado ainda nas primeiras horas do dia.

Outra opção é caminhar. São cerca de 40 minutos de caminhada até a escadaria que dá acesso às Prainhas. Um passeio tranquilo e muito bonito!

 

Prainha da Ilha do Farol

Eleita a praia mais perfeita do Brasil, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INEP, por sua beleza cênica, qualidade e diversidade de fauna e flora, a Praia da Ilha do Farol é realmente fantástica!

Como o próprio nome diz, fica localizada na Ilha do Farol, uma ilha totalmente controlada pela Marinha do Brasil.

Com o objetivo de manter a saúde de seus ecossistemas, o IEAPM – Instituto de Pesquisas do Mar – limitou o número de visitantes para 250 a cada desembarque.

A única forma de visitar a Praia da Ilha do Farol é contratando um passeio de barco. Mas fique esperto! Apenas embarcações devidamente autorizadas podem desembarcar passageiros na ilha, com permanência limitada a 30 minutos.

 

Praia de Monte Alto

Com areias branquíssimas e águas cristalinas, a Praia de Monte Alto é uma continuação da Praia Grande, porém, bem mais selvagem e deserta. Apresenta correntezas ainda mais fortes por se tratar de um trecho de mar aberto.

Suas águas também costumam estar geladas e oferecem ondas perfeitas para o durante quase todo o ano.

O acesso é fácil, partindo de vários pontos da rua principal de Monte Alto. Caso esteja hospedado em outro distrito ou, na sede, em Arraial do Cabo, basta tomar a direção de Monte Alto, pode ser com carro próprio, Táxi ou até mesmo utilizando um ônibus de linha.

Se for com crianças tenha bastante cuidado, pois o mar pode ser realmente perigoso. E prepare-se levando um lanchinho, pois esse paraíso não tem quiosques!!!

Praia da Lagoa de Monte Alto

Excelente para crianças, localizada as margens da Lagoa de Araruama, tem águas hipersalinas e quentes! Sua profundidade máxima é de cerca de 1,5 m em quase toda extensão.

A areia não é tão fininha como a das praias oceânicas, pois é uma mistura de conchinhas trituradas, e próximo a margem, ao pisar o fundo a sensação muitas vezes é de estar pisando em lama. Mas não se preocupe! Essa característica, assim como a frequente espuma e a temperatura da água, também é devido a hipersalinidade da água.

Seu acesso é facial, partindo de alguns pontos da rua principal de Monte Alto, e há alguns pontos com serviço de alimentação. O importante é não esquecer o protetor solar, pois o bronzeamento costuma ser mais intenso devido a alta concentração de sal.

Essa praia também é muito frequentada por adeptos do Kite e do Windsurf.

Praia da Figueira

Suas águas costumam ser bem frias e oferecem ondas perfeitas para o durante quase todo o ano. Assim como a Praia de Monte Alto, também é deserta e selvagem e possui areias branquíssimas. O acesso é fácil, partindo de vários pontos da rua principal de Figueira. Caso esteja hospedado em outro distrito ou, na sede, em Arraial do Cabo, basta tomar a direção de Figueira, pode ser com carro próprio, táxi ou até mesmo utilizando um ônibus de linha. Vale lembrar que se for com crianças o cuidado deve ser redobrado, pois o mar pode ser realmente perigoso. Levar um lanchinho também é uma boa pedida!

Praia do Pneu

Menos conhecida, essa praia de lagoa fica localizada no caminho para a Ponta da Acaíra, entre os distritos de Figueira e Pernambuca. Tem águas maravilhosas, calmas, quentes e cristalinas.

O lugar é fantástico para amantes da natureza, com ecossistemas praticamente virgens e paisagens deslumbrantes!

No entanto, não há muita estrutura – há apenas um quiosque rústico que funciona com certa irregularidade. O acesso é difícil, sendo necessário atravessar trechos de areia fofa. Então, é indisoensável ter espírito aventureiro e ser bom de roda!

O ideal é programar a visita para a parte da manhã, retornando por volta das 14h, pois não há estrutura de iluminação pública no acesso. Repelente e protetor solar também são itens super recomendados.

Seguindo um pouco mais a diante chegasse a Ponta da Acaíra, conhecida como Arubinha Brasileira, é um dos points frequentados por amantes do wind e kitesurf.